ChatGPT: Nova função transforma imagem estilo Ghibli

Nova ferramenta da famosa inteligência artificial se tornou febre nas redes sociais
Você provavelmente já se deparou nos últimos dias com muitas imagem estilo Ghibli, um estúdio de animações japonesas – os famosos animes – que fez sucesso com obras muito famosas como A Viagem de Chihiro, Ponyo, O Castelo Animado e Porco Rosso. Essa nova trend não é à toa: o ChatGPT implementou uma nova função que permite com que as pessoas transformem fotos que já existem em um desenho extremamente semelhante ao estilo Ghibli.
O ChatGPT, propriedade da empresa OpenAI, é uma inteligência artificial famosa principalmente por redigir textos complexos e auxiliar nas tarefas mais diversas, como pesquisas, resolução de problemas, correções textuais e tudo que o usuário precisasse solucionar. Com a adição dessa função, o ChatGPT evolui e atinge um potencial nunca antes visto, conseguindo recriar um estilo artístico com maestria e caindo nas graças do público.
VEJA MAIS:
- Elon Musk anuncia estúdio de games com IA e jogos ultra-realistas
- Para iPhone 16e e 16: Descubra as Diferenças Importantes
- Estudantes da UFU conquistam prêmio da Nasa com projeto de detecção sísmica
Como fazer suas imagem estilo Ghibli
Para criar uma foto no ChatGPT que utilize imagem estilo Ghibli, o usuário tem duas opções: criar um prompt que gere a imagem, ou seja, um texto que diga com comandos e descrições detalhadas como a imagem deve ser gerada. Por exemplo: “Faça uma imagem, no estilo Ghibli, em que as Inteligências Artificiais Grok AI, ChatGPT, Meta Ai e Deepsek aparecem de forma humana e interagindo entre si, num cenário iluminado, com nuvens e bastante verde” ou “faça uma imagem, no estilo do Studio Ghibli, sobre o jogo Elden Ring”. As possibilidades são infinitas e cabe ao usuário guiar a inteligência artificial para o seu melhor uso. Por ser uma ferramenta nova, existe a possibilidade dela não acertar de primeira alguns prompts mais complicados.
Já a segunda opção, e também a que virou trend nas redes sociais, é a mais fácil: Basta o usuário selecionar uma foto de sua galeria e pedir para que o ChatGPT transforme ela no estilo Ghibli. Em alguns minutos, sua foto estará completamente transformada. Por causa da facilidade em usar a ferramenta e com a fidelidade das imagens, muitas pessoas estão postando essas fotos nas redes sociais, como o Instagram, o X, o Threads e o Whatsapp e comparando suas versões da vida real com suas “versões Ghibli”, o que torna essa trend um verdadeiro sucesso.
Repercussão com o criador do Studio Ghibli
Apesar de todo o sucesso da nova ferramenta do ChatGPT, os internautas resgataram uma fala de 2016 de Hayao Miyazaki, fundador do Studio Ghibli, dono da imagem estilo Ghibli em um documentário sobre sua vida. Ele opina que artes feitas por inteligências artificiais são “Um insulto à própria vida”, e se mostrou completamente insatisfeito.
Ele não é o único a ter uma opinião contrária e levantar questionamentos éticos sobre as inteligências artificiais. Em geral, os artistas são contra essa ferramenta e alegam que ela está roubando a arte que só pode ser feita por seres humanos. Isso mostra que esse tipo de tecnologia sempre vai causar debates atuais na sociedade.
Outras IAs que tem funções parecidas
Além do ChatGPT, outras inteligências artificiais possuem ferramentas parecidas, como o Grok Ai, do X, que consegue criar imagens a pedido dos usuários da rede social de Elon Musk. Apesar de não ser especificamente no estilo do Studio Ghibli, dono da imagem estilo Ghibli o Grok Ai foi muito utilizado para a criação de memes e imagens engraçadas.
Já no Whatsapp, existe a Meta AI, que também pode criar imagens com pedidos dos usuários, tanto em grupos, o que pode ser uma experiência muito divertida, como também para uso pessoal, em casos que seja uso simples.